sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Pau de colher - em nome da civilização

Um conflito que resultou na destruição do movimento popular pela terra.

O conflito ocorrido na comunidade Pau de Colher - Casa Nova, nos 1937/1938, envolvendo sertanejos remanescentes de Caldeirão - Ceará, é também do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
Palco de luta e resistência de um povo trabalhador, cansados de exploração, miséria e injustiça dos grandes latifundiários. Foram para lá com a certeza e a consciência de dias melhores, sem saber que a classe dominante iria agir sem dó e piedade, usando todas as forças, tentando apagar para sempre o que seria uma sociedade justa.
Com o argumento de eram "fanáticos" e representavam perigo para a ordem pública, acusados de simpatizantes do comunismo, foram chacinados, com ataques das forças do exército e da polícia, cujo os meios de utilizados para se defenderem eram os cacetes e uma dúzia de espingardas.
Foram mortas centenas de pessoas neste episódio, suas filhas foram entregues a prostituição e muitas crianças foram dadas às famílias da região a título de adoção, e algumas foram levadas para Salvador, e confinadas na Escola Profissional para Menores.